O DESAFIO
DAS TICs NA EDUCAÇÃO
As novas tecnologias da informação e
comunicação desafiam as escolas para a construção de novas propostas
pedagógicas que utilizem as TICs como mediação do processo ensino/aprendizagem.
As TICs vêm se tornando uma ferramenta de grande importância no contexto educacional;
no entanto, é preciso que todos os envolvidos tenham discernimento, para que as
possibilidades propiciadas por este instrumento sejam usadas adequadamente, transformando
os educandos em agentes capazes de atuarem de forma critica e participativa no cenário
tecnológico contemporâneo.
Segundo Demo (2009, p.96) “A aprendizagem
tecnologicamente correta significa aquela que estabelece com tecnologia a
relação adequada no sentido de aprimorar a oportunidade de aprender bem”. Isso
posto leva-se a crer que o uso da tecnologia implica necessariamente na autoria
daquele que ensina. Aprender bem é construir, reconstruir, e saber que o
conhecimento é transitório. O autor afirma que “aprender bem” acontece numa relação
pedagógica de dentro para fora e destaca que as novas tecnologias acentuam a necessidade
da “autoria”.
O autor Pedro Demo em sua obra intitulada
“Educação Hoje” nos leva a crer que “é de fundamental relevância saber que mais
importante do que aprender é aprender bem, por isso, não basta apenas
informar-se teoricamente, é preciso sim transformar informação em conhecimento
e que este conhecimento seja uma prática constante e contínua, para que desta
forma a educação aliada às novas tecnologias possa possibilitar novos
horizontes e infinitas descobertas entre o aprender e o aprender bem”. (DEMO,
2009, p.01)
A criança quando cursa o Ensino Fundamental
(anos iniciais) está passando pela fase das operações concretas, e o uso da
tecnologia nesta fase é de extrema relevância para o desenvolvimento de uma
aprendizagem significativa, inovadora e prazerosa, uma vez que estas
tecnologias oferecem texto, imagem, som e animação, requisitos que cada vez
mais têm se tornado primordiais para manter a atenção e o interesse das
crianças. Por consequência a importância de se usar os recursos tecnológicos
disponíveis desde os anos iniciais, torna o educador um mediador de conhecimentos,
em busca de uma metodologia interessante e de acordo com a realidade que está
inserida.
Se as crianças já começarem desde os anos
iniciais a ter conhecimento a respeito destas tecnologias nas instituições
educacionais, seu desenvolvimento e conhecimento serão muito valiosos para o ensino/aprendizagem,
uma vez que a criança, conforme Demo (2009):
Ao usar o teclado, começa a perceber letras e números, e
outros signos que fazem o computador reagir. A criança
descobre que o computador é máquina interativa. Nele se
podem vê filmes, ouvir músicas, assistir a desenhos e
outras animações, navegar na Internet... A relação mais
forte com a criança, além de lúdica substancialmente, é
poder interagir com a máquina que responde de maneiras
atraentes, instigantes (DEMO, 2009, p.81).
Muitas
crianças aprendem a manusear o mouse e o teclado e a brincar. Neste contexto
surge a necessidade de um novo perfil de educador; ele deverá assumir o papel
de facilitador e mediador na construção do conhecimento, estando consciente que
a inserção das tecnologias na educação só trará benefícios aos alunos, a partir
do momento que o educador incentivar a interação reflexiva dos mesmos ao usarem
os diversos meios de comunicação com uma visão crítica e criativa,
estimulando-os a valorizar mais a busca do que o resultado pronto.
A
realidade é que a sociedade precisa, com urgência, de um sistema educacional moderno,
adequado, que possa preparar a população para um mundo onde o manejo adequado
da língua falada e escrita, do raciocínio formal e abstrato e da informação
seja cada vez mais importante.
Na atualidade com a contínua mudança e aperfeiçoamento das TICs,
sugere-se que cada profissional faça um contínuo trabalho no sentido de
reconhecer as TICs como uma ferramenta auxiliar na construção do conhecimento.
Assim sendo, o educador precisa capacitar-se e buscar novos conhecimentos, para
que desta maneira consiga formar cidadãos críticos, pensantes, aptos a atuarem
nesta nova sociedade informatizada. Por isso é necessário que o novo professor
amplie seus olhares para contribuir com o desenvolvimento de projetos com as
TICs, incentivando o espírito crítico e reforçando nos alunos o prazer em
aprender.
A
utilização das TICs sem que tenha planejamento, apenas como passa tempo ou
distração, possibilita a exposição do educador perante os educando e facilita a
percepção de que estar inseguro e receoso perante as inovações. O exercício do
educador de forma tradicional, quando este era transmissor do conhecimento,
permitia a comodidade e ostentação de poder. Ao romper esta barreira, o
educador passa de transmissor a mediador e nesta nova função estreitam-se os
laços de cumplicidade, onde ambos passam a serem colaboradores. Portanto, ao
educador agora cabe instigar, motivar, questionar, dialogar e direcionar para
que o conhecimento seja adquirido de forma consciente, compreensiva, reflexiva
e que este cidadão seja capaz de interagir e agir como conhecedor de seus
direitos e deveres; ao educador cabe ainda buscar parcerias, ser dinâmico,
ativo, criativo e perceptivo para vislumbrar no educando um ser em potencial.
Texto escrito por: Claudia Willers
Carina de Oliveira Gonçalves
Denise Rafaela Giacomelli
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