domingo, 22 de abril de 2012


O DESAFIO DAS TICs NA EDUCAÇÃO

As novas tecnologias da informação e comunicação desafiam as escolas para a construção de novas propostas pedagógicas que utilizem as TICs como mediação do processo ensino/aprendizagem. As TICs vêm se tornando uma ferramenta de grande importância no contexto educacional; no entanto, é preciso que todos os envolvidos tenham discernimento, para que as possibilidades propiciadas por este instrumento sejam usadas adequadamente, transformando os educandos em agentes capazes de atuarem de forma critica e participativa no cenário tecnológico contemporâneo.
Segundo Demo (2009, p.96) “A aprendizagem tecnologicamente correta significa aquela que estabelece com tecnologia a relação adequada no sentido de aprimorar a oportunidade de aprender bem”. Isso posto leva-se a crer que o uso da tecnologia implica necessariamente na autoria daquele que ensina. Aprender bem é construir, reconstruir, e saber que o conhecimento é transitório. O autor afirma que “aprender bem” acontece numa relação pedagógica de dentro para fora e destaca que as novas tecnologias acentuam a necessidade da “autoria”.
O autor Pedro Demo em sua obra intitulada “Educação Hoje” nos leva a crer que “é de fundamental relevância saber que mais importante do que aprender é aprender bem, por isso, não basta apenas informar-se teoricamente, é preciso sim transformar informação em conhecimento e que este conhecimento seja uma prática constante e contínua, para que desta forma a educação aliada às novas tecnologias possa possibilitar novos horizontes e infinitas descobertas entre o aprender e o aprender bem”. (DEMO, 2009, p.01)
A criança quando cursa o Ensino Fundamental (anos iniciais) está passando pela fase das operações concretas, e o uso da tecnologia nesta fase é de extrema relevância para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, inovadora e prazerosa, uma vez que estas tecnologias oferecem texto, imagem, som e animação, requisitos que cada vez mais têm se tornado primordiais para manter a atenção e o interesse das crianças. Por consequência a importância de se usar os recursos tecnológicos disponíveis desde os anos iniciais, torna o educador um mediador de conhecimentos, em busca de uma metodologia interessante e de acordo com a realidade que está inserida.
Se as crianças já começarem desde os anos iniciais a ter conhecimento a respeito destas tecnologias nas instituições educacionais, seu desenvolvimento e conhecimento serão muito valiosos para o ensino/aprendizagem, uma vez que a criança, conforme Demo (2009):
Ao usar o teclado, começa a perceber letras e números, e
outros signos que fazem o computador reagir. A criança
descobre que o computador é máquina interativa. Nele se
podem vê filmes, ouvir músicas, assistir a desenhos e
outras animações, navegar na Internet... A relação mais
forte com a criança, além de lúdica substancialmente, é
poder interagir com a máquina que responde de maneiras
atraentes, instigantes (DEMO, 2009, p.81).

Muitas crianças aprendem a manusear o mouse e o teclado e a brincar. Neste contexto surge a necessidade de um novo perfil de educador; ele deverá assumir o papel de facilitador e mediador na construção do conhecimento, estando consciente que a inserção das tecnologias na educação só trará benefícios aos alunos, a partir do momento que o educador incentivar a interação reflexiva dos mesmos ao usarem os diversos meios de comunicação com uma visão crítica e criativa, estimulando-os a valorizar mais a busca do que o resultado pronto.

A realidade é que a sociedade precisa, com urgência, de um sistema educacional moderno, adequado, que possa preparar a população para um mundo onde o manejo adequado da língua falada e escrita, do raciocínio formal e abstrato e da informação seja cada vez mais importante.  


Na atualidade com a contínua mudança e aperfeiçoamento das TICs, sugere-se que cada profissional faça um contínuo trabalho no sentido de reconhecer as TICs como uma ferramenta auxiliar na construção do conhecimento. Assim sendo, o educador precisa capacitar-se e buscar novos conhecimentos, para que desta maneira consiga formar cidadãos críticos, pensantes, aptos a atuarem nesta nova sociedade informatizada. Por isso é necessário que o novo professor amplie seus olhares para contribuir com o desenvolvimento de projetos com as TICs, incentivando o espírito crítico e reforçando nos alunos o prazer em aprender.




A utilização das TICs sem que tenha planejamento, apenas como passa tempo ou distração, possibilita a exposição do educador perante os educando e facilita a percepção de que estar inseguro e receoso perante as inovações. O exercício do educador de forma tradicional, quando este era transmissor do conhecimento, permitia a comodidade e ostentação de poder. Ao romper esta barreira, o educador passa de transmissor a mediador e nesta nova função estreitam-se os laços de cumplicidade, onde ambos passam a serem colaboradores. Portanto, ao educador agora cabe instigar, motivar, questionar, dialogar e direcionar para que o conhecimento seja adquirido de forma consciente, compreensiva, reflexiva e que este cidadão seja capaz de interagir e agir como conhecedor de seus direitos e deveres; ao educador cabe ainda buscar parcerias, ser dinâmico, ativo, criativo e perceptivo para vislumbrar no educando um ser em potencial.


Texto escrito por:  Claudia Willers
                             Carina de Oliveira Gonçalves
                             Denise Rafaela Giacomelli

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