sábado, 28 de abril de 2012


O USO DO INTERNETÊS E SUAS CONSEQUÊNCIAS  
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As transformações causadas pelas tecnologias em nossas vidas são cada vez mais evidentes, e essas mudanças também têm atingido a escrita. A rapidez e  a praticidade que as TICs oferecem, mudaram em parte a escrita, pois em conversas  e mensagem  no Orkut, MSN, chats, e blogs passou a ser usada uma linguagem diferenciada que é composta por abreviações, muitos símbolos,  há  a supressão  de  acentos e vogais, não há regras, escreve-se da maneira que se achar melhor, do jeito mais rápido, de modo a economizar tempo e espaço, retrata-se assim na escrita, a maneira de cada um falar, colocando sotaques e gírias,  reforçando a entonação e os sentimentos que o emissor quer passar, é uma “escrita oralizada” .
  É neste contexto, para designar esse tipo de linguagem praticada por meio da internet que surge o termo “internetês”. Tanto que se você entra em uma sala de bate papo, escrevendo corretamente, fica logo evidente de que você não está habituado com a internet.
Porém a preocupação é de como o internetês está sendo usado e de até que ponto pode interferir no aprendizado e na comunicação entre as pessoas.
Muitas pessoas pensam que o internetês é oriundo de uma grande criatividade de seus praticantes, e encaram-no com naturalidade, pois consideram que a linguagem evolui, se transforma e que isso é normal.
Já outras pensam que o uso da língua portuguesa correta, está sendo ameaçado, pois por os alunos passar grande parte de seu tempo em contato com a linguagem do internetês,  comparado ao contato  com o bom e velho português encontrado em livros e revistas,  eles acabam fazendo confusões e erros de ortografia.
Assim, os professores terão que se adaptar. As escolas precisam aprender a conviver com a realidade, é obvio de que nas provas será exigido a escrita padrão, mas já faz tempo que a forma oral é expressa com algumas diferenças.
Então, o professor não deve se assustar com o surgimento dessa nova linguagem, mas procurar conhecimento sobre esse idioma utilizando o ambiente informatizado da escola. Deve mostrar aos estudantes que produzir textos é uma forma de se comunicar, e que os mesmos devem ser adequados ao contexto e ao leitor, o que estimulará um melhor trabalho entre professores e alunos.
Assim segundo Faraco (2006. Pg. 17):
“Saber escrever de duas maneiras pode ser melhor do que escrever de uma só. Mas a competência se revela mesmo no uso adequado de cada sistema em seus respectivos contextos.”
É preciso saber o momento oportuno de usar o internetês, não se trata de escrever certo ou errado, mas de escrever diferente, então é preciso saber usa-lo de acordo com o contexto. Pois na internet o tempo é curto, precisamos ser rápidos e objetivos, o que permite a informalidade da linguagem, mas no dia a dia, precisamos ser claros e corretos no uso da linguagem, para sermos entendidos pela maioria. E a escola cabe divulgar isso a seus alunos, para que o uso do internetês não interfira em seu aprendizado.
A escola em conjunto com a família também deve estimular à prática da leitura de livros e revistas adequados a idade dos mesmos, pois a leitura enriquece o vocabulário, gera o aprendizado da gramática e da ortografia e proporciona inúmeros prazeres.

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