DEZ
PARADIGMAS QUE VOCÊ PRECISARÁ PARA OS DIAS ATUAIS EM RELAÇÃO AS TICs
Já foi o tempo em que você precisava aprender tudo
antes para, somente depois, poder ensinar um pouco do que sabia aos seus
alunos, ou seja, para “passar” o seu conhecimento para eles. Os novos
paradigmas de que você precisa são bastante diferentes daqueles que você tinha
quando aprendeu com seus velhos professores. A seguir vão 10 “novos” (talvez
nem tanto) paradigmas de que você precisará para os dias atuais:
1. Aprender enquanto utiliza, e utilizar enquanto aprende!
Você não precisa de um curso para aprender a usar
o Twitter, o YouTube, o Google Docs ou as demais ferramentas para, somente
depois, poder utilizá-las. Você só precisa começar a usá-las e, então, precisa
entender que é utilizando-as que você aprenderá a utilizá-las cada melhor.
2.
Aprender errando e corrigindo!
As ferramentas da Web 2.0 e as TICs em geral
“admitem o erro como parte da aprendizagem”, por isso não se preocupe em fazer
tudo certo já da primeira vez (ou da segunda, ou da terceira). Se você errar,
não tem problema, não tem punição, você aprendeu! Se não der certo na primeira
vez, tente de novo.
3.
Explorar novas maneiras de aprender!
A aprendizagem das novas tecnologias e suas
ferramentas não é linear. Não há mais “um passo antes do outro”. Assim como
você pode navegar na internet por links (hipertexto!), você também pode
aprender em pequenas doses, em passos não seqüenciais, explorando o que lhe
parecer melhor naquele momento e criando seu próprio percurso de aprendizagem.
Entenda isso como uma hiperaprendizagem.
4. Integrar-se
às redes sociais e aprender colaborativamente!
Há livros, manuais, tutoriais e mesmo cursos para
se aprender qualquer coisa que você quiser, e todos eles estão disponíveis na
internet, mas a forma mais eficiente de aprender algo que você ainda não sabe,
e nem sabe onde encontrar a resposta, consiste simplesmente em “perguntar para
outras pessoas”! Quer dar seus primeiros passos no Twitter e não sabe por onde
começar? Comece perguntando para alguém que já sabe! O conhecimento não está
mais apenas nos livros, ele também está nas pessoas!
5.
Explorar possibilidades e ser criativo!
Você pode ler muitos livros sobre o uso de certa
ferramenta ou TIC, pode assistir a palestras, participar de simpósios,
congressos, redes sociais, etc., e trocar idéias com pessoas que já utilizam
essa ferramenta ou tecnologia. Tudo isso irá lhe ajudar bastante a aprender
sobre o uso das TICs, mas você poderá obter resultados ainda melhores se o
tempo todo perguntar para si mesmo coisas como: “o que eu posso fazer com isso?
Como eu posso usar o Twitter para mim mesmo? E com os meus alunos?”. Só você
conhece melhor que todos os outros a sua realidade, as suas necessidades e os
seus próprios desejos.
6. Ser
autônomo, não esperar passivamente por ajuda e nem desistir sem antes tentar!
Há pessoas que desistem de algo sem nem mesmo
tentar antes. Ficam eternamente à espera de alguém que lhes mostre todos os
caminhos, que lhes dê todas as respostas (corretas!). Não seja uma delas.
Respostas perfeitas e pessoas que as saibam dar já não existem mais. Se tiver
uma idéia que “gostaria que desse certo”, tente implementá-la. Se algumas
tentativas falharem, não desista, isso não se chama “fracasso”, chama-se
“aprendizagem”!
7.
Aprender a ter prazer na aprendizagem!
Assim como os alunos não aprendem facilmente
aquilo que eles desgostam, os professores também reagem da mesma forma. Só
aprendemos coisas que queremos aprender, coisas que nos dão alguma satisfação,
algum prazer, quando a aprendemos. Por isso, se você não aprender a ter prazer
em dar uma aula melhor usando um novo recurso, nunca vai aprender a usar o
recurso, e nem vai melhorar sua aula. E o que é pior: se você não aprende com
prazer, então também não ensina com prazer e, por isso mesmo, não desperta o
prazer no seu aprendiz. Tudo o que fazemos apenas por obrigação acaba caindo na
vala comum da mediocridade. Ensino é paixão e o professor apaixonado pelo bom
ensino é a melhor tecnologia que existe para ensinar.
8.
Aprender a compartilhar conhecimento, dúvidas e sonhos!
Não basta aprender, não basta ser capaz de fazer;
é preciso “fazer de fato” e compartilhar o conhecimento para que outros
aprendam e façam. É preciso sonhar grande! Se você aprendeu como usar o
Twitter, experimentou usá-lo e até já colecionou algumas dicas, então é hora de
usar o potencial dessa ferramenta para compartilhar! Compartilhar seu
conhecimento sobre a ferramenta, mas não só isso, pois agora você poderá
compartilhar uma infinidade de outros conhecimentos usando essa ferramenta como
instrumento de ensino. Você também faz parte da construção dos novos
conhecimentos.
9.
Aprender a ensinar o outro a aprender a aprender!
Para “estar atualizado” não é preciso ter “todas”
as informações, mas é preciso aprender a encontrá-las, compreendê-las,
utilizá-las, modificá-las, expandi-las e compartilhá-las. E é exatamente isso
que precisamos ensinar às novas gerações! E não é nada fácil ensinar ao outro
aquilo nem nós mesmos sabemos; por isso precisamos aprender a aprender antes de
tentar ensinar isso aos nossos alunos. Se você mesmo não se sentir capaz de
aprender, nunca vai desenvolver essa competência em seus alunos.
10.
Aprender a estar eternamente insatisfeito!
Se você acha que esses “novos” paradigmas vão
resolver o seu problema, se acha que eles bastam, ou apenas concorda com eles,
sem ressalvas, então, talvez você não tenha entendido nada! Todos esses
paradigmas juntos significam apenas que cabe a você compreendê-los, aplicá-los,
reformulá-los, ampliá-los, reconstruí-los e, então, compartilhar com outros a
“sua versão” deles. Aceite-os apenas como um desafio para que você mesmo possa
reescrevê-los e compartilhá-los com outras pessoas.
1 Comentários:
De qual site você retirou estes paradigmas? Muito interessantes e condizentes com nosso trabalho frente as TICs.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial